14 abril, 2011

Calmante natural...

A alface contém quantidades significativas de carotenóides (antioxidantes), para além da presença de oligoelementos (minerais como o zinco, cobre e manganês. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A e vitamina K, essencial na coagulação sanguínea.


A alface age como: sedativo, calmante, analgésico, emoliente, cicatrizante, depurativo e desintoxicante.

Indicação: auxiliar no tratamento contra insônia, vertigens, perturbações gerais do sistema nervoso, falta de tranqüilidade, inchaços e contusões.

Contudo, a grande propriedade atribuída à alface é o efeito calmante e sonífero, pelo que está indicada no caso de insônias.

A alface é um sedativo natural – o talo da alface contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero que os romanos já utilizavam para dormir bem depois dos grandes jantares e que deu origem ao lactucarium, um popular sonífero e hipnótico do século XIX que se tomava como substituto do ópio sem provocar adição.

A alface, tão comum em nossas mesas tem um excelente efeito calmante. Embora muita gente a utilize associado à outros ingredientes, veremos aqui a receita simples do Chá de Alface e somente ele.

Além de atuar como um excelente calmante natural, o alface também tem propriedades que o tornam um remédio contra a insônia, auxiliando a ter noites de sono mais agradáveis.

Você vai precisar de:

•Uma folha de alface

•Uma xícara de água


Modo de Preparo:

Ferva a água e despeje-a sobre a xícara já com as folhas de alface picadas. Deixe a xícara abafada até que o chá fique morno.


Posologia

Tome esta xícara do chá de alface antes de dormir.

Nenhum comentário: