09 março, 2010

Traças e formigas...


• As traças não lêem notícias e nem gostam do cheiro da tinta dos jornais, portanto, os jornais (enquanto novos) servem como repelente para as traças. Já as baratas gostam de papel, por isso esta não é uma boa opcção.

• Temperos também não são seu prato predileto, então, o alecrim, a salvia, o poejo, e a salsa misturados secos e triturados em forma de pó, usados em armários, são um bom repelente e funcionam para outros insetos roedores.

• Se as roupas e tecidos ficarem em sacos plásticos fechados, estarão protegido por anos, pois as traças não atacam o plástico.

- Quer saber se existem traças nos armários ou gavetas onde estão guardadas suas roupas finas?

Envolva-as em papel de seda, pois se houverem traças elas começarão o banquete roendo o papel.

O melhor é evitar. Pra começar, pique algumas folhas de louro e espalhe nos armarios e gavetas e, troque as folhas quando começarem a secar.

• O cheiro de benzina e do cremor de tártaro, não agradam às traças (e nem a nós) por isso, use com cuidado para não deixar cheiro nas roupas.

• Se quiser deixar bem claro que elas não são aceitas como hóspedes, experimente espalhar pimenta-do-reino misturada com naftalina, nos cantinhos dos armários e gavetas.

Muita atenção: o cheiro da naftalina é super difícil de sair de roupas, livros etc. Tire suas roupas dos armários e gavetas deixe-os abertos para arejá-los e pendure suas roupas ao ar livre para que não fiquem impregnadas com o cheiro da naftalina. Dá trabalho, mas você economiza roupa, dinheiro...
 
 
Já foi tempo em que as formigas só eram vistas em casas antigas que tinham quintal com terra, arvores ou canteiros. Mas, faz tempo que estas danadinhas se adaptaram à vida urbana. Vários fatores contribuiram para isto, principalmente a produção de lixo. Além de causarem incômodos e problemas, são vetores transmissores de doenças, assim como os mosquitos, pois elas circulam pelos lixos e dentro das casas, podendo contaminar os alimentos e locais por onde passam. Inclusive nos restaurantes, escritórios, bares, padarias e hospitais. Uma pesquisa mostrou que as formigas, também, são grandes causadoras de infecções hospitalares. Lembram da história da Formiga e a Cigarra? Pois é, no verão as formigas trabalham recolhendo comida para o inverno, logo, no verão elas estão por toda parte.


O que fazer para diminuir estas visitas indesejáveis?

1 - Em primeiro lugar vale a prevenção: mantenha limpos os ambientes, lave as embalagens de alimentos antes de jogar fora, mantenha os alimentos em embalagens bem fechadas e nunca deixe para lavar as louças no dia seguinte.

2 - Tente descobrir de onde elas estão vindo: coloque um pouco de mel, açucar ou um pedaço de doce em uma tampinha plástica, nos locais onde elas costumam aparecer e espere duas ou três horas. Quando elas aparecerem você verá de onde vêm e para onde estão indo.

3 - Se elas vierem de pequenos buracos ou fendas, você pode fechar a entrada e saída, usando massa ou silicone, dependendo da situação.

4 - Tente acabar com o formigueiro, joguando água fervendo com detergente no olheiro.

5 - Para os formigueiros instalados nos vãos de parede, dutos de instalações elétrcicas ou locais de difícil acesso, o melhor são as iscas os inseticidas com ação por ingestão, pois estes entram no ciclo alimentar da colônia.

6 - Se quiser espantá-las de seus armários e gavetas, use fumo picado, cravo-da-índia, limão murcho ou coentro. Para espantá-las do açucareiro coloque pedaços de limão e no no jardim, seque folhas do tipo pimenta esfarele-as e espalhe pelo jardim.

Saibam que pode parecer fácil acabar com uma colônia, mas de nada adiantam os venenos ou água quente se não for possivel matar a rainha, pois em poucos dias a colônia estará recomposta, e resistente ao veneno. No jardim não é indicado o uso de água fervente próximo às plantas e vegetais, pois podem matá-los ou mutilá-los. A água quente também não é recomendada em paredes recobertas com papel, estes certamente irão descolar-se.

Nenhum comentário: